Porque será que não aprendo Inglês??

PORQUE SERÁ QUE VOCÊ NÃO ESTÁ APRENDENDO INGLÊS?

Hey, student, how are you?

Hoje o post vai ser em Portuguese!! Oh no!!

Estava estudando sobre um assunto que me interessa muito, quando comecei a refletir sobre meu progresso e me peguei pensando… Porque será que não estou aprendendo?

Imediatamente percebi que estava tendo a mesma mentalidade que os alunos que ensino todos os dias!! E isso me assustou, mas ao mesmo tempo tive uma sacada muito legal que gostaria de compartilhar com vocês.

Já que percebi que estava com essa dúvida, comecei a me questionar porque eu estava pensando que não estava aprendendo… Esses foram alguns motivos que me vieram a mente:

  • Porque não estou dominando o assunto
  • Porque não estou tendo o resultado que eu quero (muito importante este ponto, vou falar mais sobre ele)
  • Porque ainda tenho muitas dúvidas sobre o assunto
  • Porque cometo muitos erros neste assunto
  • Porque não me sinto capaz de realizar este assunto

Sobre não dominar o assunto

Comecei a me questionar sobre a importância de dominar o assunto e a verdade é que este é um ponto muito relativo. Depende do que você está precisando no momento. Tenho um aluno que não domina o inglês, mas conseguiu passar em uma entrevista de emprego em inglês. Ou seja, o quão importante é dominar um assunto quando já estamos obtendo o resultado que queremos? As vezes, você não tem o inglês perfeito, mas ele já consegue te ajudar a realizar pequenas metas e sonhos. Comemore isso… Eu certamente depois desta experiencia, comecei a apreciar mais o meu avanço, ainda que eu não domine o assunto como eu gostaria.

Não estar tendo o resultado que eu quero

Ok, este sim é um ponto que ´pode te preocupar, e que neste momento me preocupa também na minha vida. Quanto a isso, cheguei a uma conclusão simples, mas muito sábia: talvez não seja o resultado que eu quero, mas o resultado que eu preciso ter neste momento.

Porque?

Porque talvez neste momento existam pontos que eu ou você precisa amadurecer para poder começar a ter os resultados que busca. Ter dificuldade ou não alcançar os resultados não é o fim do mundo e vai te ajudar a fortalecer sua resiliência. Li em um livro de John Assaraf onde ele conta um pouco de sua história de vida e em um momento muito decisivo, seu grande mentor o fez a seguinte pergunta:

Você está interessado em mudar ou comprometido a mudar?

Hoje, John Assaraf faz milhões de dólares e ajuda muitas pessoas de todos os cantos do mundo. Quando ele ouviu essa pergunta ele não tinha nada e não sabia o que fazer com sua vida.

Pode ser que você assim como eu não esteja tendo o resultado que busca. Então te pergunto a mesma coisa que perguntei a mim mesma: estou interessada neste assunto ou comprometida a ter um resultado?

Sobre ter dúvidas e cometer erros

Dúvidas não são sinal de fraqueza, mas sim de que você está no caminho certo e para isso está alinhando os pontos que aparecem na jornada. Se eu fosse desistir por causa de cada erro que cometo, eu não estaria aqui. Comecei a pensar sobre minha jornada no inglês. Eu ainda cometo erros e estou sempre melhorando. Porque não posso cometer erros neste novo curso que estou fazendo? Qual a diferença?

Eu não sei você, mas eu tenho uma certa tendência a esquecer os momentos de dificuldade que tive para alcançar o que tenho hoje. Não foi fácil chegar no inglês que tenho hoje. Eu ralei bastante. Tive fracassos, momentos que o inglês não rolou, momentos que não consegui me comunicar, momentos que perdi oportunidades, momentos que dei bobeira e não entendi nada, mas hoje quando eu olho pra trás, eu foco apenas no resultado, no meu sucesso. Agora que estou aprendendo outra coisa, estou tendo uma leve tendencia a dar atenção demais para o negativo.

E se isso estiver acontencendo com você também? Pense em todas as coisas que você já conquistou e que você manda muito bem hoje. Tenho certeza que você ralou bastante pra chegar aonde está.  Funciona assim com tudo, até com o inglês. Erre bastante. Erre sem medo.

Sobre não se sentir capaz

As vezes a “bad” bate. Poxa, será que eu não consigo? Será que nasci pra isso? Acho que não consigo fazer x ou y. A verdade nua e crua é que sempre teremos essa voz dentro de nós que vai nos questionar a todo instante… e você terá um grande problem se der ouvidos a ela…

Porque?

Porque esta voz está errada! Em momentos de dificuldade e desafio, nossa voz interior comece a tentar nos proteger a todo custo e ai começa até mesmo a dizer coisas que vão nos jogar pra baixo.  Essa voz significa que você está no caminho certo, mas que está tendo desafios e dificuldades. Isso é normal.

Parace cliché mas você precisar acreditar no seu taco. Se você não acreditar, quem vai?

Continue seus estudos e se dedique! You will have bad days, but good ones will come too!!

 

Teacher Prix.

 

Rolar para cima